Saiba o que é essa especialidade, quais patologias trata e em quais áreas de atuação o psiquiatra pode estar presente e contribuir com o seu conhecimento
A palavra psiquiatria deriva do termo grego e significa “a arte de curar a alma”. A psiquiatria foi uma das primeiras especialidades médicas a surgir no campo da medicina, atraindo a atenção de estudiosos há centenas de anos.
No Egito, alguns hieróglifos sugerem que eles já tinham a compreensão de alguma diferença entre transtornos físicos e mentais. Na Grécia, Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que era do cérebro que vinham pensamentos e emoções. E foi na Idade Média que surgiu o conceito de loucura, para descrever aqueles que não se comportavam de acordo com o código moral esperado.
O psiquiatra é o médico que trata as emoções. A psiquiatria é o campo da medicina que previne, diagnostica e trata transtornos mentais e problemas emocionais que afetam o comportamento humano, causando sofrimento e prejuízo funcional ao indivíduo. São doenças que têm impactos em todos os âmbitos da vida de uma pessoa: social, profissional, sentimental e familiar.
Trata-se de uma área bastante ampla, que atua em patologias diversas. A psiquiatria é considerada uma prática complementar da Saúde Mental, uma área multidisciplinar que engloba outras várias especialidades, como Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia, entre outras.
Para se especializar em Psiquiatria, o profissional precisa cursar Medicina – o curso tem duração de seis anos – e depois optar pela residência médica em Psiquiatria, o que leva mais três anos. Caso ele deseje, pode ainda cursar uma subespecialidade dentro da psiquiatra, com duração de mais um ano. Ou seja, ao todo, são aproximadamente dez anos investidos em estudos para que o profissional possa adquirir o conhecimento necessário para atuar na área.
O profissional pode, ainda, optar por realizar um curso de especialização e experiência profissional de 6 anos, com presença de psiquiatra no serviço. Ao término, ele deverá prestar a prova de Título de Especialista de Psiquiatria aplicada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Durante sua formação, o médico psiquiatra deve atuar em diversas áreas para que obtenha conhecimentos importantes que vão ajudá-lo na condução do seu trabalho. Ele aprende, por exemplo, sobre clínica, neurologia, setores de emergência, entre outros. O objetivo dessa ampla formação é que ele possa aprender na prática, no contato com o paciente.
Para se especializar em Psiquiatria, o médico tem três opções, atualmente. A primeira é a Residência Médica em Psiquiatria, com duração de 3 anos, com a possibilidade de um ano complementar em subespecialidade (Psiquiatria Infantil, Psiquiatria Geriátrica, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Álcool e Drogas).
[cta_paginas_internas_1 titulo="Consulte uma psiquiatra experiente"]
A psiquiatria é uma área de atuação ampla, por isso, apresenta algumas especialidades. São elas:
O médico psiquiatra trata diversas condições de saúde mental, como:
Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando se quer tratar a saúde mental: psicólogo ou psiquiatra? Embora sejam profissões distintas, os dois especialistas podem atuar em conjunto no tratamento e acompanhamento do psicólogo.
Basicamente, a principal diferença que existe entre eles é que o psiquiatra pode, devido à sua formação em Medicina, receitar medicamentos, quando necessário, ao paciente, o que não cabe ao profissional formado em Psicologia. Mas o psiquiatra também pode fazer especialização em psicoterapias e atuar tanto medicando quanto realizando as terapias.
O psicólogo age buscando entender, por meio da terapia apenas, ou seja, sem o uso de medicamentos, as causas dos problemas que estão afetando os pacientes e busca ajudá-los a lidar com eles.
Como dito, os dois podem atuar em parceria no tratamento e acompanhamento do indivíduo até que este possa deixar de usar os medicamentos e aprenda a lidar com seus problemas de forma independente.
De maneira geral, o tratamento proposto pelo psicólogo é de mais longa duração, pois seu foco é desenvolver no paciente a capacidade de entender as causas que levam a situações que podem impactar sua vida e a saber lidar com elas.
Cada uma das áreas busca garantir ao paciente o aumento da qualidade de vida e a promoção da saúde.
A Dra. Yumara Siqueira de Castro é médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Psiquiatra e psicanalista, possui:
Dra. Yumara também é sócia do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, um centro de estudo, transmissão, pesquisa e divulgação da psicanálise, filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP), onde também é coordenadora da disciplina “O Homem dos Lobos”.
Ao longo de sua experiência profissional, realizou diversas atividades científicas e tem vários artigos publicados, além de participação em cursos e congressos. Especialista no tratamento das emoções e da alma, é também uma estudiosa dos conceitos de psicofarmacologia.
Para saber mais sobre a psiquiatria e como ela pode te ajudar, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Yumara Siqueira.
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!