Consulta virtual (Teleconsulta) ou presencial
(31) 3241.2123

Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

Por: Dra Yumara Siqueira CRM-MG 22767 / RQE 20493

Saiba mais sobre essa condição, quais os fatores de risco para o seu desencadeamento e como tratá-la

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um tipo de transtorno de ansiedade que uma pessoa pode desenvolver após vivenciar um evento traumático, como um sequestro, uma violência física ou um diagnóstico de doença grave.

É comum, nessa doença, que a pessoa tenha pensamentos recorrentes sobre o evento ocorrido, evite qualquer coisa, lugar ou pessoa que a faça lembrar do fato e sofra alterações no estado de alerta e nas suas reações. Conheça detalhes sobre essa condição, assim como o diagnóstico e tratamento do transtorno de estresse pós-traumático.

Fatores de risco do transtorno de estresse pós-traumático

A probabilidade de uma pessoa desenvolver transtorno de estresse pós-traumático pode ser influenciada por uma série de fatores de risco, que incluem:

  • Gênero;
  • Idade quando ocorreu o trauma;
  • Menos oportunidade de acesso à educação formal;
  • Baixo status socioeconômico;
  • Histórico de traumas recorrentes;
  • Eventos conturbados na infância;
  • Histórico de doenças psiquiátricas na família;
  • Rede de apoio frágil por parte de amigos e familiares;
  • Ter um trabalho que aumente o risco de ser exposto a eventos traumáticos, como socorristas;
  • Ter outros problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão;
  • Ter problemas com o uso indevido de substâncias, como consumo excessivo de álcool ou drogas.

Como é realizado o diagnóstico do TEPT?

Antes de abordar sobre o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático, é preciso falar do diagnóstico, que é basicamente clínico, feito quando a pessoa é exposta, direta ou indiretamente, à situação que desencadeia os sintomas do TEPT.

Para ser diagnosticado com a doença, o paciente precisa apresentar os sintomas por um mês ou mais e eles devem causar angústia significativa ou prejudicar o desempenho das atividades de rotina.

Além disso, o médico também avalia se o paciente apresenta sinais ou sintomas indicativos de outros transtornos mentais ou de abuso de substâncias.

Em alguns casos, podem ser solicitados exames de sangue que medem as dosagens hormonais para avaliar as alterações em momentos de estresse.

Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é uma condição crônica, ou seja, que não pode ser curada. Porém, existe tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. Ele se baseia, principalmente, no uso de medicamentos e psicoterapia.

Medicamentos

O uso de medicamentos no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático inclui medicações como antidepressivos, ansiolíticos e outros tipos de remédios que podem ser usados sozinhos ou associados a outros tratamentos do transtorno de estresse pós-traumático.

Psicoterapia

A psicoterapia é uma indicação importante no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. O objetivo da psicoterapia é ensinar o paciente as habilidades necessárias para lidar com seus sintomas; ajudá-lo a pensar melhor sobre si mesmo, os outros e o mundo, além de ajudar no tratamento de outros transtornos mentais muitas vezes relacionados a experiências traumáticas, como depressão, ansiedade ou uso indevido de álcool ou drogas.

Uma das maneiras de tratar o paciente, por exemplo, é com a terapia de exposição, na qual o paciente é exposto, de maneira controlada, ao evento que desencadeou o transtorno. A exposição repetida a essas memórias é um mecanismo que se mostra eficiente no enfrentamento e superação do trauma.

Como a psiquiatra e psicanalista Dra. Yumara pode ajudar?

O tratamento do transtorno de estresse pós-traumático pode ajudar adultos e crianças a controlar e lidar melhor com os seus sintomas. Por se tratar de uma condição crônica, o paciente precisa de acompanhamento durante toda a sua vida com um psiquiatra ou psicanalista, que são os profissionais capacitados para diagnosticar e tratar a doença.

A Dra. Yumara Siqueira é médica psiquiatra e psicanalista e atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversos transtornos mentais, como o transtorno de estresse pós-traumático.

Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Yumara.

 

Fontes:

Dra. Yumara Siqueira

Mayo Clinic

American Psychiatric Association

MATÉRIAS RELACIONADAS

Tudo sobre saúde mental e psiquiatria
153 OPINIÕES
35 AVALIAÇÕES

Agendamento Online

Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!

AGENDAR CONSULTA

ONDE ESTAMOS

Rua dos Aimorés, 3018, Sala 701 Barro Preto, Belo Horizonte - MG | CEP: 30140-073

CONTATO

(31) 3241.2123
contato@pontodemutacao.com.br
SIGA-NOS!
Copyright © - Dra. Yumara Siqueira de Castro 2024.
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dra. Yumara Siqueira de Castro, CRM-MG 22767 / RQE 20493, e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, é necessário consulta e exames preliminares.