Conheça quais são as mais comuns e como tratar a doença
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que leva a uma alteração do humor. Ela é caracterizada por uma tristeza profunda que interfere na vida cotidiana do indivíduo, ou seja, no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos.
A doença é classificada em três graus — leve, severa e moderada — a depender do número de sintomas, da sua intensidade e do impacto que eles causam na vida do indivíduo. Existem vários tipos de depressão; todos precisam ser tratados e acompanhados por um especialista para que a qualidade de vida do paciente não seja prejudicada.
Um dos critérios analisados no diagnóstico e tratamento da doença são as causas da depressão, que também são muito questionadas pelos pacientes que têm a doença e pelas pessoas que convivem com eles.
Vários fatores podem ser considerados causas da depressão. A seguir, abordaremos algumas delas.
O bullying, que tem sido uma prática comum principalmente entre os jovens e adolescentes, já figura como uma das principais causas da depressão. Isso acontece porque a pessoa que convive diariamente com ofensas tende a ter sua autoestima reduzida, o que favorece o surgimento da doença.
Entre as causas da depressão, há evidências que mostram que pessoas que têm pai ou mãe com depressão têm o dobro de chance de desenvolver a doença.
Problemas de saúde graves ou de longa duração, como câncer, também podem ser uma das causas da depressão. Nesses casos, a doença tem como gatilho o impacto de ter que conviver com diversos sintomas pelo resto da vida e pela falta de perspectiva de futuro.
O uso frequente de alguns medicamentos pode levar a uma diminuição nos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido como hormônio da felicidade, que é responsável pela sensação de bem-estar. No entanto, isso não significa que todas as pessoas que tomam esses remédios desenvolvem depressão.
Eventos traumáticos, como a perda de alguém próximo, podem provocar culpa, tristeza prolongada ou outros sentimentos que se juntam às causas da depressão.
O abuso de drogas lícitas ou ilícitas, os vícios em jogos e internet ou qualquer outro hábito nocivo podem estar relacionadas às causas da depressão, principalmente pela sua capacidade de causarem alterações no cérebro.
Situações difíceis, como um processo de separação conjugal, estão entre as principais causas da depressão. Para certas pessoas, terminar um relacionamento amoroso pode ser suficiente para desencadear a doença.
O tratamento da depressão vai depender da intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente e de quanto eles impactam na vida cotidiana. Mas, de maneira geral, é feito com o uso de medicamentos e psicoterapia.
A psicoterapia pode ser realizada por um psiquiatra ou psicólogo e visa ajudar o paciente a perceber os gatilhos da depressão e aprender a lidar com eles para assim reduzir os sintomas causados pela doença. A psicoterapia não cura a depressão; ela auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo.
Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves, a indicação é o uso de antidepressivos associado à psicoterapia. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses medicamentos não causam dependência ou deixam a pessoa eufórica, porém, só podem ser prescritos pelo psiquiatra e devem ser utilizados conforme recomendação e acompanhamento médico.
Há evidências também de que mudanças nos hábitos de vida têm impacto importante no controle da doença. Entre as mudanças, podemos citar:
A Dra. Yumara Siqueira é psiquiatra e psicoterapeuta com experiência no tratamento de diversas doenças psiquiátricas, entre elas a depressão. Em seu consultório, ela avalia cada caso individualmente e propõe opções de tratamento que estejam adequadas a cada paciente.
Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Yumara Siqueira.
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!