Várias são as condições relacionadas à dificuldade de ter um sono de qualidade. Saiba quais são elas e quais sintomas causam
São considerados distúrbios do sono quaisquer alterações que impeçam uma pessoa dormir de maneira adequada, ou seja, de ter um sono reparador. Essas alterações podem estar relacionadas à desregulação no ciclo sono-vigília, a transtornos do movimento, à insônia, à apneia do sono ou a problemas respiratório, entre outros.
Vários são os distúrbios do sono e eles podem atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Conheça a seguir os distúrbios do sono mais comuns.
A insônia figura como o mais comum dos distúrbios do sono. Ela tem como principais características:
A apneia do sono é caracterizada pela interrupção do fluxo respiratório ao longo da noite. Essas pausas têm curta duração – cerca de 10 segundos – e podem ocorrer várias vezes durante a noite. Esse distúrbio do sono é observado com mais frequência em homens com idade entre 40 e 50 anos, em pessoas obesas, pessoas que fazem consumo excessivo de álcool ou que possuem alterações nas vias respiratórias.
Quando uma pessoa tem um distúrbio do sono que a impeça de ter uma noite de sono reparadora, é comum a sonolência excessiva durante o dia, o que atrapalha o bom desempenho das atividades diárias.
O sonambulismo é um tipo de distúrbio do sono que faz com que a pessoa tenha comportamentos inadequados durante o sono, chamados de parassonias, como caminhar ou conversar enquanto dorme. A condição é causada por uma ativação de áreas do cérebro em momentos inapropriados. Embora seja mais comum em crianças, o sonambulismo pode afetar pessoas em qualquer idade.
Este tipo de distúrbio do sono é causado por uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas, o que faz com a pessoa sinta necessidade de movimentá-las constantemente. A síndrome surge com mais frequência na hora de dormir ou durante o repouso e costuma ser agravada em períodos de estresse, com o uso de substâncias como álcool ou devido a doenças neurológicas e psiquiátricas.
São várias as causas que levam ao desenvolvimento dos distúrbios do sono, como a genética e o estresse. Além disso, a condição também pode estar associada com:
Os principais sintomas relacionados aos distúrbios do sono são:
A escolha pelo melhor tratamento para os distúrbios do sono depende das causas do problema. Em geral, o primeiro passo é uma mudança de hábitos, executando-se o que se chama de higiene do sono, que inclui, por exemplo:
Essas mudanças podem estar ou não associadas ao tratamento medicamentoso ou à psicoterapia. O uso de medicamentos é indicado apenas em casos agudos com necessidade de redução imediata dos sintomas e só deve ser feito com acompanhamento de um psiquiatra, que determinará, dependendo do caso, a dosagem e a duração do tratamento.
Já o suporte de um psicoterapeuta visa ajudar o paciente a descobrir o que tem causado a dificuldade para dormir ou manter o sono durante à noite para que, juntos, possam buscar a melhor solução para os distúrbios do sono.
Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Yumara Siqueira.
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!