Conheça os principais sintomas físicos e psicológicos provocados por este transtorno emocional
A ansiedade é uma resposta considerada natural do organismo para situações que possam provocar estresse ou aflição – tais como a realização de um vestibular, de uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público.
Entretanto, quando a ansiedade se torna uma sensação extrema e frequente, surgindo sem motivação aparente e atrapalhando o funcionamento das atividades diárias, é sinal de que estamos diante de um transtorno emocional que pode se tornar incapacitante, caso não seja tratado de maneira adequada.
Portanto, é fundamental se atentar aos primeiros sintomas da ansiedade para buscar ajuda médica e terapêutica o quanto antes, uma vez que a doença pode comprometer severamente a qualidade de vida.
Dentre os principais sintomas da ansiedade, podemos destacar que eles podem ser divididos entre os físicos e os psicológicos. Assim sendo, é preciso levar em consideração esse acúmulo de sinais, para relatá-los na visita ao psiquiatra. Os principais podem ser:
Dentre os sintomas da ansiedade, a insônia é uma das mais usuais. Como o transtorno aumenta os níveis de alerta, bem como a incidência de pensamentos acelerados e preocupações excessivas, é possível que o cérebro tenha maior dificuldade de “desligar” para que o indivíduo adormeça, independentemente do seu nível de cansaço.
O medo é um sentimento considerado muito comum na vida das pessoas. É natural e até mesmo saudável em algumas situações. No entanto, o medo exagerado pode ser considerado como um dos sintomas da ansiedade. Seja o medo de estar perto de muitas pessoas ou da solidão, fato é que esse sentimento sem motivo aparente pode estar relacionado ao transtorno.
A tensão muscular é um sintoma físico que pode surgir em qualquer região do corpo um dia após um exercício físico ou quando dormimos de mal jeito, por exemplo. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa dor incômoda pode ser uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que o paciente sinta sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos.
Os sintomas da ansiedade podem englobar problemas no trato digestivo. O transtorno emocional consegue, muitas vezes, alterar as funções gastrointestinais através do sistema nervoso. Em quadros mais críticos, a ansiedade pode desencadear doenças mais severas, como gastrite, úlcera, refluxo e síndrome do intestino irritável.
Entre os sintomas da ansiedade manifestados pelo organismo, é possível que o paciente sofra com falta de ar, quadro que acontece de maneira intermitente – ou seja, surgindo e desaparecendo no transcorrer de algumas horas. Além do mais, esse sintoma surge de maneira abrupta e intensa.
A ansiedade causa um excesso de pensamentos que podem ser expressos através da fala acelerada, na tentativa de acompanhar o raciocínio rápido.
A náusea é um dos sintomas físicos da ansiedade. É comum que o paciente sinta um desejo incontrolável de vomitar quando é acometido pela crise de ansiedade – mas em geral, não consegue fazê-lo, fazendo com que a sensação desagradável fique amuada durante algum tempo.
Como você pôde perceber, os sintomas da ansiedade podem ser diversos e, muitas vezes, surgirem através de manifestações físicas no organismo. Portanto, não é incomum que pacientes se confundam e busquem outros especialistas para resolver esses problemas, negligenciando que trata-se de um transtorno de ordem emocional.
A frequência e continuidade dos sintomas da ansiedade são pontos marcantes que devem ser levados em consideração na hora de procurar um psiquiatra, médico responsável pelo tratamento do transtorno.
Através da prescrição de medicamentos adequados, é possível controlar a ansiedade e recobrar a qualidade de vida.
Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com a Dra. Yumara Siqueira.
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!