Conheça quais são, como amenizá-los e quando procurar ajuda
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor. Sua principal característica é um sentimento constante de tristeza profunda que interfere no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos.
Ela pode tanto ser causada por fatores endógenos (relacionados com o próprio indivíduo) quanto exógenos (relacionados com o ambiente no qual a pessoa vive). Assim, hoje ela é considerada uma patologia biopsicossocial.
Os principais fatores de risco da depressão são:
Os sintomas da depressão variam conforme o tipo da doença, uma vez que a patologia é classificada de diferentes formas. Os sintomas da depressão podem ser divididos em psicológicos e físicos.
Os sintomas psicológicos incluem:
Já os sintomas da depressão que reverberam no corpo são:
A depressão é uma doença que não tem cura, mas que pode ser tratada, preservando assim a qualidade de vida do paciente.
Existem maneiras de amenizar os sintomas da depressão. Entre as recomendações médicas mais relevantes, estão:
A depressão é uma doença que deve ser tratada por um especialista em saúde mental, seja ele um psicólogo ou psiquiatra para tratar a depressão de forma medicamentosa. Dependendo das causas que levaram ao desenvolvimento da doença, dos sintomas e de sua gravidade, pode ser indicado um tratamento multidisciplinar que inclua nutricionistas e educadores físicos, por exemplo.
O psicólogo atua na área da psicoterapia, que muitas vezes pode ser associada à terapia medicamentosa. Nesse caso, apenas o psiquiatra é o especialista que pode prescrever medicações — ainda que esse médico também possa realizar a terapia.
A procura por um especialista deve ocorrer quando os sintomas apresentados pelo paciente durarem mais de 20 dias. Como trata-se de uma doença, os sintomas da depressão não são transitórios, ou seja, é diferente de sentir uma tristeza e apatia diante de algum acontecimento negativo momentâneo.
Para saber mais sobre os sintomas da depressão e demais assuntos, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com a Dra. Yumara Siqueira.
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!