A depressão e a ansiedade podem se manifestar ao mesmo tempo em uma mesma pessoa, muitas vezes sendo uma condição derivada da outra
Ansiedade e depressão são problemas mentais distintos, sendo muitas vezes considerados opostos. Isso não significa, entretanto, que as duas doenças não possam se manifestar ao mesmo tempo em um mesmo paciente.
Confira, a seguir, mais detalhes a respeito dos sintomas e tratamentos para pacientes que apresentam ansiedade e depressão juntas.
A ansiedade e a depressão apresentam relação entre si, mas possuem causas, sintomas e tratamentos diferentes. Diferenciar um transtorno do outro pode ser uma tarefa difícil, especialmente porque há muitos casos em que uma doença desencadeia a outra. Isso significa, portanto, que muitos pacientes que apresentam a ansiedade e a depressão juntas têm uma das doenças como comorbidade da outra.
Ambos os transtornos podem trazer um significativo impacto ao cotidiano e qualidade de vida dos pacientes, demandando atenção especializada. A depressão, especificamente, é uma doença grave e que está relacionada a alterações de humor e sentimentos negativos, devendo ser cuidadosamente acompanhada e tratada.
A depressão pode apresentar diferentes sintomas, que podem se manifestar de maneira isolada ou somatizada. São eles:
Existem diferentes tipos de transtorno de ansiedade, mas o mais comum é o chamado transtorno de ansiedade generalizada. Estima-se que em 25% dos casos desta alteração o paciente apresente ansiedade e depressão juntas, embora outras doenças psiquiátricas possam estar relacionadas.
Entre os principais sintomas da ansiedade, estão:
Uma pessoa que esteja com ansiedade e depressão juntas pode apresentar sintomas de ambos os problemas, mas também há casos em que o paciente não tem os sintomas tão explícitos. Existem muitos casos, inclusive, que o indivíduo procura ajuda acreditando que tem um dos transtornos, quando, na verdade, tem os dois.
O ideal é sempre procurar um médico especialista em Psiquiatria para obter um diagnóstico preciso das condições, iniciando assim o tratamento mais adequado para o quadro apresentado. A busca por ajuda deve ser feita o quanto antes, assim que os sintomas forem identificados, impedindo o agravamento do quadro e permitindo que o tratamento alcance resultados mais rapidamente.
O tratamento para ansiedade e depressão juntas, assim como nos casos em que as condições se apresentam de maneira isolada, é sempre individualizado. O acompanhamento pode incluir uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças na qualidade de vida. É fundamental que o paciente adote um estilo de vida mais saudável, com boas noites de sono, alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.
Esses cuidados com a qualidade de vida geral também são essenciais para a prevenção do transtorno de ansiedade e da depressão. Além disso, é fundamental que o paciente procure ajuda ao sentir que alguma coisa está errada em relação à sua saúde mental e jamais ignore os desconfortos e sintomas apresentados.
Para saber mais sobre ansiedade e depressão, entre em contato com a Dra. Yumara Siqueira e agende uma consulta
Fontes:
Agende agora mesmo uma consulta via Telemedicina ou Presencial, através do Doctoralia!